segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Câncer do colo do útero




O que é câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. A doença passa por diferentes fases antes de se transformar em câncer e no início a mulher não sente nada. Conforme a doença avança, são podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, não necessariamente nessa ordem.

O que pode lever ao câcer do
colo do útero?
 
A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV (não confundir com o vírus HIV, que causa AIDS). Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção.
O fumo aumenta o risco

Como evitar o câncer do colo do útero?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

O que é exame preventivo ?

É a coleta de material do colo do útero por meio de espátula e escovinha. Este material é colocado em uma lâmina de vidro para ser depois examinado em um laboratório.

Quem deve se submeter aos exames?

As mulheres com vida sexual, principalmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade.
Mulheres grávidas também podem fazer o exame


Com que freqüência deve ser feito o preventivo?

Os dois primeiros exames devem ser feitos com um intervalo de um ano. Se os resultados desses exames forem normais, o exame passará a ser feito a cada três anos.


Quais os cuidados para a realização ao exame preventivo?

Não estar menstruada (regulada).
Nos dois dias anteriores ao exame: não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais.
Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve sempre ser
examinada por médico.

Rede feminina de combate ao câcer

Nenhum comentário:

Postar um comentário